Hayos Engenharia

Menos Tributos para os Sistemas Fotovoltaicos na Produção de Energia Solar no Brasil.

Para que um cenário tão otimista se consolide, é necessário que algumas mudanças e incentivos ocorram em nosso país.

Menos Tributos para os Sistemas Fotovoltaicos

Para contribuir ainda mais com a economia de energia, todos aqueles que possuem um sistema de geração distribuída, como o fotovoltaico conectado à rede, tem direito à isenção dos encargos de PIS e COFINS sobre a energia compensada na conta de luz, por decorrência da lei federal nº 13.169, de 06 de outubro de 2015.

Em alguns componentes também, como os inversores de frequência e outros, seria interessante pensar na isenção do IPI e ICMS para que a cadeia seja incentivada e o potencial de geração de empregos seja ainda maior.

FGTS para Aquisição de Sistemas Solares

Atualmente, isso não é possível porque o saque do benefício só é autorizado em algumas situações específicas, como catástrofes naturais, enfrentamento de determinadas doenças e aquisição do primeiro imóvel residencial. Existem alguns projetos de lei em vista para serem analisados e potencialmente incluir esse benefício no médio prazo.

ICMS sob Geração Excedente Cai em Todos os Estados

Em abril de 2015, o Convênio ICMS 16 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) abriu a possibilidade dos estados isentarem a tributação do ICMS na eletricidade gerada pelo sistema fotovoltaico e injetada na rede de distribuição. Essa medida permitiu diminuir o valor da conta de luz nas residências com placas solares. A participação de cada estado é voluntária e deve ser manifestada de forma independente.

A boa notícia é que a grande maioria dos estados já aderiu a essa decisão do CONFAZ, com exceção dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

O mapa abaixo ilustra quais são os Estados participantes do convênio:

Deixe um comentário