Hayos Engenharia

Fazenda Solar, Energia Elétrica no Brasil e os Projetos Entusiastas da Tesla

Fazenda Solar, Energia Elétrica no Brasil e os Projetos Entusiastas da Tesla

Utiliza-se o termo Fazenda Solar para descrever um projeto de usina solar que foi instalado no campo ou área rural, o qual geralmente possui tamanho e potência de geração menores dos que as de grandes usinas solares instaladas em áreas desertas.

Com a abundância de sol em nosso planeta e seu enorme potencial para geração elétrica, “cultivar” a produção de energia solar se tornou tão vantajoso que se criou uma nova modalidade no mundo: a fazenda solar.

Claro, com a alta aplicabilidade da tecnologia fotovoltaica e oferta da luz do sol em todo lugar, qualquer pessoa ou empresa pode gerar a sua energia e utilizá-la para n fins possíveis, seja economizar na conta de luz, seja revendê-la.

No Brasil, enquanto o número de pessoas gerando energia em suas casas para desconto na conta de luz sobe ano a ano, projetos de usinas solares também começam a ganhar ritmo e se espalham pelo país, principalmente no Nordeste.

Esse último também é o caso com a fazenda solar, que devido as últimas regulamentações do segmento de geração distribuída, criou um novo modelo de comercialização de energia elétrica gerada por placas solares.

Algumas fazendas solares ainda se tornaram manchetes devido ao uso de tecnologias de ponta e por deixarem 100% limpo o sistema elétrico de comunidades inteiras, tornando-se exemplo de sustentabilidade.

O que é Fazenda solar?

Diferente de um sistema fotovoltaico instalado em uma casa ou comércio, por exemplo, que utilizam algumas poucas placas solares para gerar a energia lá consumida, na fazenda solar instalam-se milhares dessas placas para gerar energia a terceiros.

Exemplo de fazendas solares em países europeus.

O termo “Fazenda Solar” vêm da sua expressão original no inglês “solar farms”, originado na Alemanha durante os anos 90, quando alguns fazendeiros começaram a “cultivar” energia solar em suas terras para revender as distribuidoras.

Incentivados pelas leis do governo alemão, que promovia a disseminação da tecnologia, esses fazendeiros solares, como ficaram conhecidos, aproveitam suas terras para geração de renda através da geração fotovoltaica.

Tecnicamente, fazenda solar pode ser definida como uma usina solar instalada em terras agrárias, com longas fileiras de módulos solares fotovoltaicos gerando energia a partir da luz do sol.

Fazendas Solares da Tesla

Combinando painéis solares com baterias de armazenamento, a Tesla, empresa de energia solar e veículos elétricos, está transformando a matriz energética de ilhas isoladas.

Antiga Tesla Motors, a empresa do visionário Elon Musk já havia concluído no ano passado a instalação de um projeto solar para abastecer a ilha de Ta’u, na Samoa Americana.

Agora, foi a vez da paradisíaca Kauai, quarta maior das ilhas do Havaí, ganhar o seu projeto solar.

A ilha é conhecida por suas densas florestas e grandes quedas d’água, já tendo sido local de filmagem de grandes filmes de Hollywood, e ainda conta com um alto índice de radiação solar.

Porém, apesar dessa abundância da fonte solar, os mais de 58 mil habitantes de Kauai sempre dependeram dos geradores à diesel para suprir a sua demanda energética, forma onerosa e poluente de geração elétrica.

Esses dias estão contados, pois a empresa americana, criadora das telhas solares, está para finalizar um projeto que irá transicionar a matriz energética da ilha, fazendo da bela Kauai um modelo de sustentabilidade.

A fazenda solar de Kauai

O megaprojeto, anunciado pela Tesla em março de 2017, conta com exatos 54.978 painéis solares espalhados por uma área de 45 acres e que, juntos, irão produzir 13 MW (megawatts) de energia.

Isso faz dessa a maior fazenda solar construída pela empresa desde a aquisição da Solar City, no final do ano passado.

Para conseguir abastecer a ilha durante a noite, quando o sitema fotovoltaico não está gerando energia, 272 baterias de grande porte (a Powerpack 2 da Tesla) foram instaladas para armazenar o excesso de energia gerada durante o dia, cada uma contando com 52 MWh (Megawatt-hora) de capacidade.

(Tesla/Reprodução)

O projeto, que será ligado em fases,  foi comissionado pela concessionária local, a Kauai Island Utility Cooperative (KIUC), a qual firmou contrato de 20 anos com a Tesla para a compra da energia gerada pela fazenda solar, a 13,9 centavos de dólares por quilowatt-hora (kWh).

Dessa forma, os moradores de Kauai terão agora a sua disposição uma energia mais limpa e barata. Ainda, segundo os cálculos da Tesla, o projeto irá evitar o consumo anual de 1,6 milhão de galões de combustíveis fósseis na ilha.

(Tesla/Reprodução)

Caminhos sustentáveis

O projeto faz parte dos planos do estado americano do Havaí, focado na questão ambiental e que assumiu para si a meta de gerar toda a sua energia através de fontes renováveis até 2045. Já a ilha de Kauai tem a sua própria meta: 70% de geração limpa até 2030.

Já para a gigante Tesla, que agora conta com a sua Gigafactory para a produção das baterias, a fazenda solar representa mais um passo rumo a um futuro limpo e renovável através do uso da energia solar.

Confira abaixo o anúncio da fazenda solar feito na época pela empresa:

Fonte de Informação:    Exame ;   Independent