Hayos Engenharia

Seu Vizinho tem Painel Solar Por que Você não

Seu Vizinho tem Painel Solar Por que Você não

Um novo estudo realizado pela Universidade de New Brunswick, localizada província de Alberta, no Canada, confirma que consumidores estão mais propensos a instalar um sistema fotovoltaico em sua casa se eles vivem em áreas com alta concentração de painéis solares nos telhados.

De acordo com os autores do estudo, investimentos públicos para a instalação de energia solar podem promover indiretamente a tecnologia fotovoltaica simplesmente tornando-a mais visível para as pessoas.

O estudo foi conduzido pelo sociólogo ambiental John Parkins, da Universidade de Alberta, em parceria com colegas pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias, Vida e Meio Ambiente da Universidade Canadense de New Brunswick.

O resultado do estudo comprovou, mais uma vez, um princípio bem conhecido no mercado de energia solar distribuída: os proprietários de imóveis ficam mais abertos à instalação de um painel solar caso vejam seus vizinhos fazendo o mesmo, principalmente se estiverem concentrados em uma área relativamente pequena.

Os autores do estudo entrevistaram 2.065 pessoas em todo o Canadá para perguntar sobre a hipótese deles instalarem sistemas em suas casas.

A conclusão foi que o ambiente sensorial criado pela alta concentração de sistemas fotovoltaicos aumenta o “desejo de fazer a coisa certa”, ajudando o consumidor a tomar uma decisão que de outra forma seria difícil, devido aos altos custos iniciais de compra e instalação de um gerador de energia solar.

“Se você está imerso em um ambiente onde essas tecnologias estão ao seu redor, elas se tornam mais familiares e factíveis”, disse a equipe de pesquisa.

Segundo o time de pesquisadores, ainda, as entidades públicas possuem um papel de responsabilidade nessa questão e devem implantar um grande número de sistemas para promover indiretamente as energias renováveis.

“Eles podem promover energia renovável, tornando-a mais visível para as pessoas”, disseram os pesquisadores.

A pesquisa revelou ainda que os níveis gerais de engajamento cívico entre as pessoas entrevistadas desempenharam um papel significativo. “Um cidadão engajado está mais confiante e disposto a adotar a tecnologia de energia renovável”, concluíram.

Fonte: PV Magazine