Hayos Engenharia

TESLA  Prepara Mega Fábrica na China após Superar Vendas da Mercedes

TESLA Prepara Mega Fábrica na China após Superar Vendas da Mercedes

Mesmo em meio aos últimos escândalos envolvendo seu cofundador, Elon Musk, a Tesla segue ganhando espaço no mercado com seus veículos elétricos.

Segundo a empresa americana de pesquisa de mercado Atherton Research, a Tesla vendeu 69.925 unidades no último trimestre nos EUA, superando as vendas da Mercedes-Benz, que comercializou 66.542 unidades de seus veículos.

Essa conquista da montadora de veículos elétricos se torna ainda mais impressionante quando se compara a sua gama de modelos, que são apenas três (X, S e 3), com a diversidade de modelos oferecidos pela tradicional montadora alemã.

Ainda comparando as duas empresas, o modelo mais básico da Tesla sai por 44 mil dólares, enquanto o Mercedes-Benz mais barato custa US$ 30 mil, o que mostra que os consumidores estão dispostos a pagar mais pelos veículos elétricos.

Essa ascensão da Tesla pode ser creditada justamente ao seu modelo mais “simples”, o Model 3, que desde seu anúncio atraiu a atenção do público por prometer ser um carro elétrico popular.

O sucesso foi tão grande que a montadora até hoje encontra dificuldades para atender a demanda, embora a produção tenha ganhado ritmo nos últimos meses, com 9.766 unidades fabricadas no primeiro trimestre deste ano, 28.578 no segundo e 53.239 no terceiro.

A produção do veículo segue em ritmo frenético em duas instalações da empresa nos EUA; na fábrica de Fremont, cidade do estado da Califórnia, e na sua Gigafactory I, instalada na cidade de Reno, estado de Nevada.

A empresa possui ainda uma segunda Gigafactory, localizada na cidade de Buffalo, estado de Nova Iorque, porém dedicada a produção de painéis fotovoltaicos e as telhas solares da empresa.

Agora, segundo um comunicado feito essa semana, a empresa já planeja a instalação de uma terceira Gigafactoy em Shangai, na China, o que fará desta a primeira super fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito apenas três meses depois da empresa assinar um acordo de cooperação com a Administração de Desenvolvimento da Área de Shanghai Lingang.

Segundo o comunicado, a Tesla planeja que a fábrica seja capaz de produzir 500.000 automóveis por ano, incluindo os motores e baterias para eles.

Uma vez em funcionamento, a fábrica efetivamente dobrará a produção global da Tesla, ao mesmo tempo em que reduzirá as despesas com manufatura e mão-de-obra, custos e tempo de remessa.